O uso de aquecedores a gás traz conforto para atividades do dia a dia, como tomar banho e lavar a louça, principalmente nos dias mais frios, quando não há como abrir mão deste conforto. Para potencializar os benefícios e prolongar a vida útil do equipamento, além de gerar mais segurança, é importante cultivar bons hábitos.

Listamos abaixo alguns desses bons hábitos e como eles podem influenciar positivamente na utilização do equipamento, para que você possa aproveitar o que ele tem de melhor.

  • Não instale aquecedores a gás por conta própria
    Quando se utiliza o gás como fonte de energia, devemos sempre nos atentar aos aspectos básicos de segurança na utilização do equipamento. A instalação não é algo simples, precisa estar de acordo com as normas técnicas vigentes e feita por profissionais capacitados para isso.

    Infelizmente, não é raro se encontrarem equipamentos instalados erroneamente por zeladores de prédios, bombeiros e pessoas que não tinham nenhum conhecimento técnico para isso. Além da possibilidade de estragar o equipamento, comprometendo a garantia de fábrica, esse tipo de atitude põe em risco sua segurança e a dos demais moradores da casa ou do prédio.

    Chame sempre profissionais habilitados ou assistências técnicas autorizadas

  • Verifique se o local de instalação é adequado
    Infelizmente, não é raro se encontrar o aquecedor instalado em ambientes fechados ou mesmo sem o duto de exaustão e até utilizando o gás incorreto, o que danifica o aquecedor.

    O mais indicado é que aquecedores a gás sejam instalados na área de serviço, porque costuma ser o ambiente mais arejado da casa, item mais importante ainda no inverno, quando a tendência é manter portas e janelas fechadas.

    Para uma segurança ainda maior, é importante planejar a ventilação adequada das áreas onde esses aparelhos e suas chaminés serão instaladas, de acordo com medidas e ângulos padronizados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), na NR 13103.

  • Regule corretamente a temperatura da água
    Tente não colocar a temperatura do aquecedor sempre no máximo. Com a temperatura da água excessivamente alta, para tomar banho você necessariamente precisa misturar água fria para chegar a uma temperatura confortável. Isso, além de diminuir a vida útil do equipamento, ainda acaba aumentando o consumo de gás, porque, na prática, está esquentando muito mais água do que precisa. O ideal é regular o aquecedor em uma temperatura que dê para usar apenas a água quente aberta.

    A maneira mais recomendada de utilizar seu aquecedor a gás é configurar a temperatura do equipamento mais próxima possível da temperatura confortável para o banho. Assim você evita inclusive problemas no aquecedor a gás e também acidentes com a temperatura da água muito alta.

  • Observe a vida útil do equipamento
    Atente-se para o prazo determinado pelo fabricante de vida útil do seu aquecedor e não use por um período maior do que o recomendado. Quando esse prazo se esgota, é necessário trocar o equipamento.

  • Em caso de ausência, feche o registro de gás
    Ao passar vários dias fora de casa, mantenha o registro do gás fechado, para evitar possíveis vazamentos.