Como escolher aquecedor a gás

Os aquecedores de água a gás, do tipo de passagem, são os ideais para uso doméstico por serem compactos e proporcionarem água quente com economia na conta de energia elétrica.
Para não errar na escolha do aquecedor verifique:
1. Se o modelo do aquecedor é compatível com o tipo de gás fornecido na residência onde ele será instalado (GN ou GLP). Lembre-se, GN é o gás natural, também conhecido como gás de rua ou gás encanado, e GLP é o gás liquefeito de petróleo, normalmente fornecido em botijão. Os modelos de aquecedores disponíveis no mercado são específicos para uso com um ou com outro tipo de gás.

2. Se a capacidade dele é suficiente para atender todos os pontos de consumo simultaneamente (caso haja necessidade de usá-los ao mesmo tempo). Para saber qual a capacidade (vazão) ideal para seu aquecedor (quantidade de água que ele pode aquecer por minuto), defina antes de comprá-lo, quantas duchas e torneiras você deseja que ele aqueça, e se há necessidade de usá-los simultaneamente. Se você quer aquecer apenas seu chuveiro de 10 l/m (10 litros por minuto), um aquecedor de 10 litros já é suficiente pra você. Se quer água quente na ducha de 10 l/m e na torneira de 5 l/m e mora sozinho, provavelmente, não vai tomar banho e lavar a louça ao mesmo tempo, então o aquecedor a partir de 10 litros também te atende. Mas, se mora com alguém, é possível que enquanto tome banho a outra pessoa lave a louça, nesse caso, para dimensionar a necessidade de vazão de seu aquecedor, some a vazão de sua ducha (10 l/m, nesse exemplo) à vazão de sua torneira (no caso, 5 l/m) e opte por um aquecedor de a partir de 15 l/m.

3. Alguns apartamentos novos já estão sendo entregues com infraestrutura pronta (ponto padrão e tubulação) para instalação de aquecedor a gás. É sempre bom averiguar antes da compra do aquecedor se a pressão da água será suficiente para o uso do aquecedor, se mora em casa ou em andares altos no edifício talvez precise comprar também um pressurizador para compensar a baixa pressão da água.

Qualquer que seja o modelo escolhido, o aquecedor deve ser instalado em local com ventilação constante, por profissionais capacitados e atentos as normas de segurança vigentes, e a manutenção preventiva deve sempre estar em dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.